Projetos

O laboratório atualmente congrega as seguintes linhas de pesquisa e extensão:

I) Óbitos por COVID-19 e as relações com os determinantes sociais da saúde, coordenado pelo prof. Leonardo Cançado Monteiro Savassi.

II) Reposicionamento de medicações disponíveis visando tratamento ambulatorial de pacientes com COVI-19 e sintomas leves; prof. Leonardo Cançado Monteiro Savassi.

III) Desenvolvimento de estratégias educadionais em saúde para hanseníase; Coordenado pelo prof. Leonardo Cançado Monteiro Savassi.

IV) Optimizing Brazil Health Care with telemedicine (BRAHIT); prof. Leonardo Cançado Monteiro Savassi.  

V) Mal estar e subjetividades contemporâneas - uma aproximação a partir da saúde mental coletiva; coordenado pela profa. Eloisa Helena de Lima.

VI) Educação em Saúde no Sistema Unico de Saúde; coordenado pelo profa. Eloisa Helena de Lima.

VII)  Ações psicossociais sobre sexualidade, gênero e convivência com alunos de escolas públicas em Ouro Preto; coordenado pela profa. Eloisa Helena de Lima.

VIII) Programa de Rádio Viva Mais?: O seu encontro com a cidadania, bem estar e saúde; coordenado pela  profa. Eloisa Helena de Lima.

IX) As necessidades das minorias sexuais e de gênero nos cuidados primários voltados para a Saúde da Mulher, coordenado pela profa. Adriana Maria de Figueiredo.

X) Pereira.doc! Análise da situação e necessidades de saúde da comunidade de Antônio Pereira, Ouro Preto, Miinas Gerais. coordenado pelo prof.Aisllan Diego de Assis.

XI) Sofrimento mental de estudantes universitários na pandemia de Covid-19: desafios e oportunidades para o processo ensino ? aprendizagem e cuidado em saúde mental em Ouro Preto, Brasil e Macau, China; coordenado pelo prof.Aisllan Diego de Assis.

XII) Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção; coordenado pelo prof.Aisllan Diego de Assis.

XIII) Saúde mental nas escolas e fora delas - Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais; coordenado pelo prof.Aisllan Diego de Assis.

XIV)  De mãos dadas com Antônio Pereira: acolhimento e empoderamento dos moradores e concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais. (Programa de extensão com interface com a pesquisa); coordenado pelo prof.Aisllan Diego de Assis.

XV) Avaliação multidimensional dos idosos da Bauxita, Ouro Preto, Minas Gerais, coordenado pelo prof. Rodrigo Pastor Alves Pereira

XVI) O resgate participativo e a sistematização do processo histórico como instrumento de Promoção da Saúde e de apoio ao aprofundamento organizativo de uma associação camponesa agroecológica em Lavras - MG; coordenado pelo prof. Pedro Henrique Barbosa de Abreu

XVII) Desidratador Solar de Alimentos: Tecnologia Social para segurança alimentar, agregação de valor à produção e mobilização camponesa; coordenado pelo prof. Pedro Henrique Barbosa de Abreu

XVIII) Representações sociais da aprendizagem autodirigida entre médicos da estratégia saúde da família; prof. Gustavo Valadares Labanca Reis.

XIX) Ações para a melhoria do cuidado das pessoas LGBT; prof. Gustavo Valadares Labanca Reis.

XX) Carga de doenças e agravos e custos com hospitalizações devidos ao uso de álcool no Brasil; profa.Ísis Eloah Machado.

XXI) Impactos financeiros e à saúde devidos à alimentação inadequada e ao excesso de peso no Brasil e Unidades Federativas; profa.Ísis Eloah Machado.

XXII) Diálogos, reflexão e educação em saúde: ações sobre sexualidade, gênero e convivência baseadas no protagonismo de adolescentes e jovens do ensino médio de Ouro Preto; profa.Ísis Eloah Machado.

Além desses projetos, o LABSC também é lócus de atividades do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaude), em rede nacional, junto a Associação Brasileira Coletiva (Abrasco) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acolhe as atividades da Residência em Medicina de Família e Comunidade, da Rede UNASUS e sedia o CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) / Núcleo Cebes – Inconfidentes.