O Laboratório

Introdução: 

A saúde coletiva é uma área de conhecimento multidisciplinar que originou -se em um movimento sanitário de caráter social que surgiu no SUS, esse movimento é composto da integração das ciências sociais com as políticas de saúde pública. Dentre outros, tem por objetivo investigar os determinantes da produção social das doenças com o objetivo de planejar a organização dos serviços de saúde.

Em meados da década de 1970, os limites de acesso de grande parte da população brasileira aos serviços públicos de saúde desencadearam a organização de um movimento político responsável por um conjunto de reivindicações e pela formulação de princípios que fundamentaram a reforma sanitária brasileira. A universalização do acesso e a descentralização da gestão dos serviços de saúde marcam a organização do Sistema Único de Saúde do país.

A saúde coletiva identifica variáveis de cunho social, econômico e ambiental que possam acarretar no desenvolvimento de cenários epidemiológicos em determinada região. Por meio de projeções feitas através da associação dos dados socioeconômicos com os dados epidemiológicos é possível elaborar políticas de prevenção de acordo com as características da região.

Subáreas relacionadas:

  • Epidemiologia – estuda a distribuição na população e nos territórios de doenças e de seus mecanismos de transmissão.
  • Gestão e análise dos serviços de saúde – estuda e promove a administração dos serviços de saúde.
  • Promoção da saúde – estudo e desenvolvimento de políticas e estratégicas que favoreçam a promoção da saúde.
  • Saúde da família – estuda e desenvolve estratégias que possibilitem a promoção da saúde da família.
  • Educação em Saúde – desenvolvimento de atividades preventivas e educativas em saúde, partindo da análise da realidade social, visando transformá-la para o alcance da saúde como direito social.
  • Saúde, trabalho e ambiente – estudo do processo saúde-doença no contexto da reestruturação produtiva e do Sistema Único de Saúde, considerando os impactos ambientais, agravos à saúde, sofrimento e adoecimento de trabalhadores e trabalhadoras.

1. Conhecendo o Laboratório de Saúde Coletiva

O Laboratório de Saúde Coletiva (LABSC) da Escola de Medicina (EMED) da Universidade Federal de Ouro Preto localiza-se na sala 206 da Escola – subdividida em espaços de  sala multimídia e reunião, sala de dinâmica de grupo e apresentações, sala do técnico e corredor de acesso. O espaço atua coletivamente com os docentes Prof. Rodrigo Pastor Alves Pereira, Profa. Adriana Maria de Figueiredo, Profa. Eloisa Helena de Lima, Prof. Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Prof. Aisllan Diego de Assis, Prof. Alexandre Rotondo da Silva, Prof. Gustavo Valadares Labanca Reis, Prof.Pedro Henrique Barbosa de Abreu, Profa.Ísis Eloah Machado, Profa. Olívia Maria de Paula Alves Bezerra, Profa.Nayra da Silva Freitas, Profa.Manainy Avezani Miranda Carrilho e a Técnica Irisa Seabra dos Anjos.